O calendário de actividades segue uma dinâmica educativa do imaginário, recorrendo ao saber dos mais velhos em interacção com as novidades dos tempos atuais.

Fomos Ao Encontro

Maio

Sempre próximos no Encontro à distância, partilhámos vídeos, desenhos e mensagens que nos unem... num Abraço!

Abril

Recordando com saudade o laço entre todos, aguardamos o Reencontro para juntos comemorarmos o próximo Movimento Internacional Laço Azul.   

Que a esperança dê sentido a esta Páscoa e com serenidade e alegria acreditemos no Encontro.

Março

De todos com a Esperança que cada um dentro do seu silêncio possa continuar a ouvir a voz do outro e acreditar no ReEncontro.

Fevereiro

No Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo da Lapa realizou-se o Desfile de Carnaval com os alunos do 3º ano e 4º ano do Externato O Lar da Criança. Em ambiente de festa as idosas receberam os mais novos, com as máscaras realizadas por elas!

As crianças do Jardim de Infância preparam corações alusivos ao Dia da Amizade, para a visita aos idosos do Centro Social Paroquial de Nova Oeiras.

Janeiro

No Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo da Lapa, os alunos do Externato o Lar da Criança entregaram a sua caixa de surpresas com mensagens para cada uma das idosas, lembrando o Dia da Amizade.

Dezembro

Na Residência de Velhinhos das Irmãzinhas dos Pobres com o alunos do Externato do Parque. As crianças cantaram canções alusivas à quadra e ofereceram às idosas decorações de Natal. As idosas ofereceram a cada criança “searinhas do Menino Jesus” semeadas num frasco de iogurte, recordando a tradição. Leitura do conto de Natal pela autora idosa, com a colaboração das crianças, seguida da visita ao presépio no seu quarto.

Na Associação Infanta Dona Mafalda com alunos do Externato do Parque Canções alusivas ao Natal e troca de ofertas: uma ovelha feita por cada criança e uma searinha do Menino Jesus semeada pelas idosas. Leitura do Conto de Natal “ A Arca de Noé” que complementa o presépio intergeracional.

Na Assistência Infantil de Santa Isabel com o Centro de Dia Frei Miguel Contreiras-SCML. Execução de saquinhos pelos alunos feitos com o aproveitamento de tecidos para encher com alfazema, parte trazida por uma voluntária sénior e outra plantada pelas crianças do Instituto Condessa de Cuba, a partir de um vaso oferecido pelo Centro de Dia Oeiras São Julião. Desta forma “ecológica “ e em interação com os idosos fizeram-se presentes de Natal.

Na Obra de Santa Zita com os alunos da Escola Ressano Garcia As crianças presentearam as idosas com canções de Natal e ofereceram a cada uma um par de meias fofas e quentinhas. As idosas explicaram a origem da tradição das searinhas do Menino Jesus plantadas por elas que ofereceram às crianças.

Na Assistência Infantil de Santa Isabel e os idosos do Centro de Dia Frei Miguel Contreiras – SCML. Atuação do Coro do Centro e representação do conto de Natal “A Arca de Noé” pelos alunos.

Novembro:

Na Assistência Infantil da Freguesia de Santa Isabel Apresentação do Programa Intergeracional Ao Encontro com a participação dos idosos do Centro de Dia Frei Miguel Contreiras – SCML que responderam curiosas questões colocadas pelos alunos.

No Instituto Condessa de Cuba Apresentação pelas educadoras do pré- escolar de uma peça de teatro sobre a lenda de S. Martinho com sombras chinesas. O coro do Centro Social Paroquial Nova Oeiras apresentou canções tradicionais acompanhadas à guitarra. Colagem de castanhas na imagem do assador, desenhado pelas Educadoras do Instituto Condessa de Cuba. Entrega de um peluche, a “Maria Castanha”, e ilustração da lenda de São Martinho pelas crianças para oferta ao Centro de Dia.

Outubro:

No Externato do Lar da Criança apresentação do Programa Intergeracional Ao Encontro.

Elaboração de sabonetes pelas idosas do Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo da Lapa em forma de coração e de uma casa, colocados em caixas de fósforos forradas com tecido, oferecidas às crianças do Externato O Lar da Criança.

Sensibilizar para práticas simples com impacto ambiental e reutilização de materiais

Na Obra de Santa Zita com os alunos da Escola Ressano Garcia. Explicação da tradição do Pão por Deus com canções, “peditório” em cestos reciclados e introdução da novidade do Halloween.

Setembro:

No Instituto Condessa de Cuba com as crianças do Pré – Escolar, com os avós e os idosos de Oeiras São Julião Centro de Solidariedade Social, para valorizar o “Dia Internacional do Idoso” e dar início à interação entre gerações . O convívio começou com a dramatização de um conto, seguido de canções infantis e momentos lúdicos e um lanche. Terminou com celebração da Eucaristia na capela do Instituto, com a participação das idosas na liturgia.